Voluntários já podem se cadastrar para integrar programa municipal de cuidado animal
Política pública prevê atendimento médico veterinário emergencial para animais de rua ou tutorados por famílias de baixa renda
Publicado em 18/09/2023 16:56 - Atualizado em 08/10/2024 18:08

O Programa de Proteção Animal de Itabira segue para a segunda fase. Agora é a vez das pessoas interessadas a se cadastrarem para ter acesso aos atendimentos gratuitos de urgência e emergência oferecidos pelas clínicas e hospitais que fazem parte da política pública. Até o dia 6 de outubro, as pessoas que atuam voluntariamente no cuidado, proteção e recolhimento de animais domésticos (cães e gatos) podem se cadastrar conforme edital.
Os interessados em se credenciar como voluntários no programa deverão enviar a documentação exigida pelo e-mail meioambiente@itabira.mg.gov.br ou comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no endereço: Rua Gerson Guerra, nº 162, Bairro Santo Antônio, Itabira-MG, de segunda a sexta-feira, de 8h até 16h, portando os documentos necessários.
De acordo com o diretor de Controle de Zoonoses, Gustavo Cardoso Pinho, a atuação do protetor de animais é fundamental para o sucesso deste projeto. Segundo ele, é o primeiro passo que a sociedade itabirana dá, em conjunto com o poder público, em busca do bem-estar animal.
“Contamos com a ajuda destes voluntários que irão se cadastrar para mantermos o projeto em evolução. O conhecimento destes benfeitores sobre a população de cães e gatos de rua, em sofrimento ou com tutores sem condições financeiras, é uma das ferramentas mais importantes nesta caminhada que se inicia agora”, destaca o diretor.
Programa Municipal de Proteção Animal
O Programa Municipal de Proteção Animal é uma política pública que está alinhada aos preceitos das cinco liberdades que todo animal deve ter: livre de fome e sede; de desconforto; de dor; de ferimentos e doenças; e de medo e angústia. Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, a iniciativa visa realizar de forma gratuita o atendimento de urgência e emergência gratuitamente a cães e gatos tutelados por pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico e também animais em situação de rua tutelados por protetores credenciados pelo município.
Até o dia 28/09, as clínicas e hospitais veterinários da cidade poderão se cadastrar para oferecer tratamento subsidiado pelo município nos casos contemplados pelo Programa Municipal de Proteção Animal.
Edital de Convocação
por Meio Ambiente