Sobre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e sua localização

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA , localizada dentro do Parque Natural Municipal do Intelecto, exerce a função de fiscalização, regulamentação e licenciamento das atividades e dos empreendimentos no município Itabira/MG.

Parque Natural Municipal do Intelecto

Lei de criação

O Parque foi criado pela Lei Municipal n. 2770, em 27 de dezembro de 1991, com 21,6 (vinte e um hectares e sessenta ares) e denominação de Parque Municipal do Campestre. Em 2006 foi incorporada a área verde denominada Pico do Amor, totalizando 35,13 (trinta e cinco hectares e treze ares), e alterando sua denominação para Parque Natural Municipal do Intelecto (PNMI).

Dados gerais e curiosidades:

Criado em 27 de dezembro de 1991

Com uma área de 35,13 hectares (trinta e cinco hectares e treze ares).

Atrações:

Trilhas

– Playground;

– Quiosques;

– Orquidário;

– Viveiros de Mudas;

– Mirante do Pico do Amor;

Anfiteatro Norberto Honório Martins (Concha Acústica)

Trilhas

No Parque N. M. do Intelecto existem as trilhas do Tropeiro, da Jussara, das Braúnas. Elas interligam a todos os atrativos do Parque. São constituídas em pavies e meio fio em madeira, construídas segundo as normas de acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

 

Lazer

A estrutura do parque conta:

Com área de recreação

Trilhas

As trilhas do Parque N. M. do Intelecto ligam o Portal Santo Antônio, o Centro Experimental de Educação Ambiental e a passarela. Estas trilhas também são constituídas em pavies e meio fio em concreto e/ou madeira, construídas segundo as normas de acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida (Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000).

Área de Evento –  Concha Acústica

A Concha Acústica é o local onde são realizados shows e eventos culturais na cidade de Itabira, principalmente o Festival de Inverno, que ocorre no mês de julho.

Memorial Carlos Drummond de Andrade

A edificação do século XX, de significativa importância histórica e arquitetônica – Projetado por Oscar Niemeyer. Localizado do Pico do Amor, o edifício, de cerca de 2.000m², possui apenas um pavimento, com estrutura de concreto. Conta com vários exemplares das obras de Drummond doados pela Fundação Cultural do Banco do Brasil, pela biblioteca da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e por parentes do autor, além de objetos pessoais.

Carlos Drummond de Andrade foi um dos mais importantes poetas brasileiros. Nasceu na cidade mineira de Itabira em 31 de outubro de 1902 e morreu no Rio de Janeiro em 17 de agosto de 1987.

 

 

Comments are closed