Fique atento – Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva intensa em Itabira

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa possibilidade de chuvas com maior intensidade entre esta quinta-feira (23) e domingo (26). A previsão é que o acumulado de chuva durante todo o período seja de 240 milímetros. O maior volume está previsto para esta sexta-feira (24), com probabilidade de 100 milímetros de chuva.

A condição climática ocorre em praticamente todo o estado. Na manhã desta quinta-feira, representantes de diversas seções da Prefeitura de Itabira e autarquias, Polícia Militar, Vale e Corpo de Bombeiros se reuniram na sala de operações da Compedec. O grupo alinhou ações, mobilizou recursos e pessoal para os dias de mau tempo.

“A Defesa Civil de Itabira continua alerta e preparada para agir neste período chuvoso. Atuamos na prevenção”, disse a responsável pelo setor e secretaria de Meio Ambiente, Priscila Martins da Costa.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada por meio do telefone 199 ou 3839-2147. O órgão municipal manterá plantão 24 horas. É orientada à população que evite situações de perigo, tenha cuidado com o uso e manuseio de equipamentos elétricos e saia de áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos.

Sistema de Alerta por SMS

O sistema de alerta que usa mensagem de texto de celular para avisar moradores sobre o risco de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra é simples e fácil de se cadastrar.

Para se cadastrar, basta o usuários de celulares encaminhas um SMS para o número 40199 com CEP de interesse.

Segue abaixo as dúvidas mais comuns.

Esse serviço realmente é gratuito?

Sim, o serviço é totalmente gratuito, tanto o envio de SMS quanto o recebimento de alertas.

Como faço para cadastrar meu CEP?

O CEP pode ser enviado em qualquer formato ex: 83045720, 83045-720, se o CEP foi aceito você recebera uma mensagem de confirmação, aí você já começará a receber os alertas para sua região.

Posso cadastrar mais de um CEP?

Sim, a quantidade de CEPs que você pode cadastrar é ilimitado, mas deve ser feito um cadastro para cada CEP.

Como devo proceder para parar de receber os alertas?

Envie um SMS, com a palavra SAIR e o número do CEP e aguarde o recebimento da confirmação.

Eu consigo descobrir quais CEPs estão cadastrados no meu telefone?

Para consultar um CEP cadastrado, o usuário deverá enviar a mensagem “consultar” para o número 40199.

Caso o usuário tenha ao menos um CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá o(s) cep(s) cadastrado conforme a seguinte mensagem:

“Para este numero de celular existe(m) o(s) seguinte(s) CEP(s) cadastrados: 00000000,00000000,00000000”

Caso o usuário não possua nenhum CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá a seguinte mensagem:

“Para este numero de celular não existe CEP cadastrado. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hífens “

Como devo fazer para saber todos os comando disponiveis?

Para obter a lista de comandos a população poderá enviar a palavra ajuda ou uma mensagem inválida para número do sistema.

O sistema retornará a lista dos comandos (CADASTRAR, CONSULTAR e SAIR CEP), com a seguinte mensagem:

“Para cadastro envie o numero do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199”.